domingo, 14 de julho de 2013

Jogos Vorazes



Primeiro livro da melhor série que já li, quer dizer, pelo menos até agora, porque ainda não li o último livro, a Esperança, mas acho muito difícil me decepcionar. O livro 2, Em Chamas, consegui ser melhor que o primeiro, aliás em breve terá resenha aqui no blog.

Segundo a autora, Suzanne Collins, a inspiração para esse livro surgiu com base nos realitys shows que dominam as televisões nos últimos tempos e a Guerra no Iraque.

A obra se passa no futuro após a América do Norte ser destruída, então o Governo criou uma nação chamada Panem, uma poderosa cidade que tem o poder central sob todos os 13 distritos. OS Jogos Vorazes surgem após o 13º distrito se rebelar contra a Capital (Panem), e acabar sendo eliminado, e o Governo para garantir a soberania, criou esses jogos, que consistem em uma competição anual transmitida ao vivo para toda a população, em que todos os distritos devem enviar um menino e uma menina de 12 a 18 anos aos jogos. A escolha dos competidores, que são chamados de tributos, se dá por sorteio e somente uma pessoa sai viva da competição.

O que me deixou mais impressionado com esse livro é que não há falhas na escrita e nem situações que não possam realmente acontecer, a autora consegue ligar todos os fatos e surpreender a cada página do livro.

Leiam tendo em mente que tudo pode acontecer do nada, inclusive com os protagonistas, aliás curti muito a química entre a Katniss e o Peeta.

Esse livro é curto, mais ou menos 250 páginas, e você lê tão rápido que não vê a hora de começar a ler o segundo livro.

Falando um pouco sobre o filme...

Eu curti tanto o livro, que fiquei com medo da adaptação ao cinema, pois temos bons exemplos de péssimas adaptações. Mas para a minha surpresa a autora foi a roteirista do filme, então só podia esperar uma adaptação o mais fiel possível.

E foi isso o que aconteceu. O filme é excelente em todos os aspectos, e mantem o mesmo nível de excelência que o livro, só percebi de diferente o “motivo” da Katniss ter o tordo, mas nada que atrapalhe em nada a história.

A atriz, 
Jennifer Lawrence, escalada para viver a protagonista foi uma escolha extremamente acertada, pois encaixou perfeitamente no papel. E ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz desse ano por O Lado Bom da Vida, o que sem dúvida atrairá ainda mais a atenção do pública para a continuação de jogos vorazes.

Sem dúvida, mais que recomendo o filme, mas antes, lógico, leiam o livro ;)



Um comentário:

  1. Preciso ler esse livro pra ontem, comprei o box logo após o filme e até hoje não li! Amei o filme. Texto muito bom!

    Beijão!

    www.cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir